terça-feira, 26 de abril de 2011

Má formação dentária foi objeto de estudo em projeto

O flúor foi um dos objetos de estudo
No decorrer de uma formação dentária, muitos problemas podem aparecer no "meio do caminho". É por isso que o Projeto Temático "Defeitos na formação do órgão dental" aproveitou para estudar situações como manchas no esmalte, dentes que não nascem e dentição com características irregulares. 

O projeto contou com o apoio da FAPESP e teve a coordenação de Sérgio Roberto Peres Line, no município de Piracicaba (SP). O efeito do flúor na ocorrência de manchas no esmalte do dente foi um dos objetos de estudo. 

"Sua ação ocorre na desorganização da matriz proteica do esmalte e, consequentemente, desencadeia a má formação. Grande passo para a odontologia, pois quem sabe possamos evitar ou ao menos prevenir tais más formações", espera a ondontóloga e tutora do Portal Educação, Christiane Toriy. 

O projeto também destacou a questão da amelogênese imperfeita, que é um problema provocado por mutações de diferentes genes relacionados à formação dessa parte do dente. Vale ressaltar que esta anomalia manifesta-se de diferentes formas


Nenhum comentário:

Postar um comentário