Foi hoje nossa visita a APAE de Juazeiro do Norte!!!
Nós, alunos de Odontologia da turma 106.1 juntamente com a turma odonto de noite, neste dia 19/05/2011 pela manhã realizamos nossa tarefa de passar um turno na APAE. Para mim foi muito gratificante, o que antes era uma tarefa da Gincana Genética tornou-se algo prazeroso e muito gostoso de viver. Lá pudemos interagir com àquelas crianças e adultos mágicos que apesar de possuir certo tipo de síndrome não deixam que isso abale suas vidas, pelo contrário, transformam as barreiras em força de vontade para seguir em frente. Como me disseram, essas crianças e adultos especiais fazem muita coisa que surpreende qualquer um, algo que eles aprendem e passam pra frente é uma grande vitória e isso enche nosso peito de orgulho. Lá tem pintores, escultores, músicos, atores, dançarinos, entre outros artistas. Os produtos de biscuit são muito bem feitos – “sério, eu não sei fazer nada daquilo” e detalhe: todos os passos do processo são feitos pelos alunos. E aquela banda tocando só pra gente? – “Muito legal”. Mas e aquela turma de dançarinos que fizeram aquele show de 25 minutos pra gente? – “Meu Deus!”. Pois é, 25 minutos dançando e não erraram nada e olha que tinha muita coreografia e um monte de gente estranha (nós) olhando pra eles. Detalhe: os meninos e meninas da dança são profissionais; obtiveram o 2º lugar no concurso de dança das APAEs. Enfim, me surpreendi muito e fiquei bastante satisfeito com a experiência. E mais uma coisa, não pensem que a síndrome os deixa incapazes, muito pelo contrário, o que eles nos mostraram hoje foi de uma capacidade extrema, e porque não dizer uma capacidade intelectual extrema. Valeu à pena! Visitem a APAE também ;)
A Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Juazeiro do Norte (APAE-JN) é uma associação beneficente, sem fins lucrativos, formada por pais, amigos e pessoas com deficiência intelectual que, unidos por objetivos comuns, buscam construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Trabalhamos com determinação para eliminar os fatores que sustentam a exclusão das pessoas com deficiência, além de favorecer o seu desenvolvimento para uma vida com cidadania e dignidade.
Fundada em 1971 por pais de Excepcionais, surgiu com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços e apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da Pessoa com Deficiência Intelectual, de ambos os sexos, a partir de zero ano, em regime de semi-internato e à construção de uma sociedade justa e solidária.
A entidade ao longo de sua história, vem beneficiando pessoas com deficiência intelectual e suas famílias, quase todas carentes, e um número expressivo, em situação de risco econômico e social.
A entidade possui uma equipe multiprofissional, com cerca de 75 profissionais composta por psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, pedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, professores de educação física, psico-pedagoga, professores especializados e auxiliares, administrador, auxiliares administrativos, cozinheiros e serviços gerais. Para reabilitação destas pessoas são utilizados métodos e técnicas terapêuticas específicas, através de um conjunto de atividades individuais de estimulação cognitiva, sensorial e psicomotora, visando à reeducação das funções cognitivas e sensoriais dos mesmos.
Para tanto, a APAE-JN conta com a colaboração dos governos municipal, estadual e federal e com o apoio da iniciativa privada.
A APAE-JN está localizada na Av. Leão Sampaio, Km 03, s / n, Cep: 63.040-000
Telefone de contato: 88 3571-5868.
Para ajudar:
· Faça seu depósito no Banco do Brasil, agência 1598-9 , conta nº 12.497-4 ou Bradesco, agência 692, conta n° 15.871-2.
· Você pode tambem contribuir através do nosso Telamarketing, que tem por objetivo trazer recursos que auxiliem na receita da instituição. Quando nossas operadoras ligarem, atendam e façam sua opção de contribuição. Nossos alunos agradecem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário