segunda-feira, 23 de maio de 2011

Manhã Maravilhosa...

   A semana já começou muito bem! Hoje pela manhã fizemos uma maravilhosa visita com o Prof. Francisco a APAE. E foi estupendo, eu simplesmente fiquei maravilhada com tudo que vivi lá. Confesso que não estava nem um pouco a fim de ir embora. Mas também, quem é que quer sair de um lugar quando se está sendo bem tratado nele. Fomos muito bem recebidos pelos profissionais que lá trabalham, como a Coordenadora Vanda, que nos explicou como funciona a APAE, e principalmente pelos alunos, que nos deram completa atenção e carinho.
   Logo assim que chagamos veio um aluno nos recepcionar cumprimentando e abraçando cada um de nós. Dava pra ver de longe a alegria deles em nos ver, mas acho que alegria maior era a nossa de estar ali com eles. A final fazia tanto tempo que a gente esperava essa visita.



    Eu não conhecia muito o trabalho da APAE, mas hoje pude ver que é um trabalho muito especial. Pois trabalhar com aquelas crianças, jovens e idosos, deve ser bastante gratificante, além de ser "maravilhoso". Lá estudam cerca de 180 alunos. Alguns ficam em tempo integral, outros apenas um turno, eles tem acompanhamento de fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, prof. de educação física, entre outros. A APAE é uma instituição filantrópica e precisa de doações.S seria interessante se os alunos da faculdade fizessem doações, mesmo que fossem pequenas doações, pois ao fim do mês, se cada um fizesse sua parte daria uma boa ajuda. Bom mas enfim, isso é coisa pra se falar um pouco mais na frente.
   Notei uma carência bem acentuada no que diz respeito ao trabalho comunitário dos profissionais de saúde, segundo o que entendi há apenas duas medicas que trabalham lá. Espero que os futuros dentistas da minha turma sejam mais solidários e abertos para esse tipo de trabalho, onde o que verdadeiramente importa não é o salário no fim do mês, mas sim a alegria de está ajudando o próximo.
Mas o que me deixou mais impressionado foi à grande variedade de atividades diárias que eles tem: aula de dança, de música, de artesanato, de pintura, e de diversas outras coisas além da sala de aula, onde eles aprendem a escrever, pintar e etc.Sabe uma coisa que eu fiquei encantada ?! Foi com a apresentação de dança "ANDANÇA PELOS RITIMOS DO BRASIL". Nossa foi muito bonito mesmo.



    Bom essa foi a minha visita a APAE, maravilhosa. E para finalizar, ainda encontrei um menina muita simpática que me chamou e orou por mim, abençoando a minha semana e a minha vida. E ela ainda fez questão de que eu anotasse o nome dela. E com certeza eu não esquecerei nunca dessa bela experiência ...

    Infelizmente não deu pra eu tirar fotos, mas peguei umas do site juazeirodonorte.apaebrasil.org.br/

2 comentários: